quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O início da psicoterapia

Para introduzir o tema da psicoterapia no blog da Clínica Naturally, começaremos, de forma breve, pelo início do tratamento e como ele se desenvolve.
Vale a pena começar com o “porquê” uma pessoa procura a psicoterapia. Freqüentemente, uma pessoa costuma procurar ajuda psicológica quando ela, por si mesma, percebe que sua vida tem fatores, suficientemente importantes, que não estão indo bem, da forma como ela deseja ou espera. Neste caso, a própria pessoa se vê como necessitada de ajuda. Podem ocorrer situações também, em que a pessoa traz incômodo ao grupo social com o qual convive. Neste caso, são os outros que definem que ela precisa de ajuda psicológica. O julgamento das outras pessoas não irá determinar se a pessoa vai ou não procurar a ajuda psicológica, essa decisão deve vir espontaneamente dela, mas a relevância dessas relações exercerá grande influência nessa tomada de decisão. Na maioria das vezes, a pessoa procura esse tipo de ajuda quando não consegue, sozinha, encontrar a solução para o seu sofrimento.
Uma vez iniciada a psicoterapia, temos um processo de influência mútua entre o terapeuta e o cliente e esse é um critério essencial para o bom andamento do processo. As pessoas costumam ter como modelo mais comum de tratamento o modelo de atendimento médico, do qual a psicoterapia se diferencia em vários aspectos.
Na psicoterapia, diferentemente do modelo de atendimento médico, o psicólogo não vem “curar” um “paciente” que encontra-se “doente”. O cliente, normalmente chega com uma história de sofrimento, sentindo-se pouco ou mal adaptado, com questões importantes que impedem que o mesmo viva sua relação com o mundo e com as demais pessoas de forma autêntica. O psicólogo, então ajuda no desenvolvimento pessoal, auxiliando a melhora da capacidade de adaptação do cliente, utilizando o que o cliente já sabe fazer de bom e ampliando mais ainda suas possibilidades de atuação no mundo. Dessa forma, o cliente aumenta a sensação de bem-estar em seu dia-a-dia, participando ativamente de seu ambiente, à medida que deseja, sempre visando seus objetivos e metas.
Assim, as mudanças propostas e atingidas durante o processo da psicoterapia são graduais e variam de cada relação terapêutica que é formada, ou seja, de cliente para cliente, de demanda para demanda. Devido a essas características a psicoterapia tem ampla indicação, independente de idade, gênero ou classe social.
Postado por:
Anna Christina Porto Maia Passarelli
Psicóloga - CRP 04/29065
Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento pela UFMG

Raquel Meira Franca
CRP:25672
Pós-graduanda em Psicologia Clínica

Nenhum comentário: