segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Qualidades nutricionais dos alimentos ajudam a combater uma série de doenças!!!


Você sabia que o caminho para a prevenção de algumas doenças pode estar dentro da sua própria cozinha? Certos tipos de alimentos são essenciais para fortalecer o sistema imunológico e combater não só as gripes, bem como outros problemas de saúde.

O alho, é campeão na prevenção de doenças respiratórias, pois contém vitaminas do complexo B, C e provitamina A, além de, selênio, zinco, antibióticos, agentes anticoagulantes e substâncias que controlam o colesterol. Por isso, seria interessante que consumíssimos pelo menos dois dentes de alho cru por dia, o equivalente a 8 gramas, podendo com isso reduzir riscos de infartos, aumento de glicose sangüínea, colesterol ruim (LDL), aumentar colesterol bom (HDL) e consequentemente evitar a aterosclerose, resfriados, gripes, bronquites, tuberculose, pneumonia, asma e tumores que acometem o pulmão.

Frutas cítricas como: laranja e limão, contêm vitamina C e B6, potássio, magnésio, folato e flavonóides, ricos e antioxidantes, contribuindo também ao combate a gripes e doenças causadas por radicais livres, como câncer, aterosclerose e envelhecimento precoce, pois participam também da produção de colágeno. Vale resaltar que a quantidade de vitamina C de duas laranjas são suficientes para atingirem a nossa necessidade diária da vitamina, sem necessidade de utilização de suplementos da mesma.

Dentres outros vegetais e folhas roxas, estão os alimentos como: Cereja, Berinjela, uva, alface e repolho roxos que, devido sua coloração, causada pelo pigmento chamado antocianina, presente nas cascas, folhas e polpas tem um potente efeito de remoção dos radicais livres, impedinto que os mesmo provoquem alterações nas células, culminando em envelhecimento precoce.

O brócolis, é outro aliado, sendo rico em Isotiocianatos, Indóis, Tiocianatos e Nitrila, substâncias químicas, também, com perfil antioxidantes que atuam na prevenção do câncer de bexiga e na degeneração macular.

Em fim, se tivermos uma alimentação variada, com pratos bem coloridos, estaremos garantindo a ingestão de todos esses nutrientes, previnindo assim inúmeras doenças. Portanto, como dizia Hipócrates 431 AC: "Nossa comida deveria ser nosso medicamento e nosso medicamento deveria ser nossa comida".

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dicas e Curiosidades sobre o Tomate:


- Na hora de comprar, escolha os menores, maduros, bem vermelhos, sem sinais de machucadura ou manchas para molhos, sopas ou cremes; no caso de utilizá-los em saladas, prefira os maiores, de cor uniforme, firmes e lisos.

- Os de aparência irregular devem ser cozidos ou empregados em sucos.

- Se pretende conservá-los por mais tempo, escolha os “de vez”, ou seja, aqueles que estão mudando de verde para maduro.

- Lave e enxugue os tomates antes de levar a geladeira para não mofarem.

- Armazene os tomates maduros em temperatura ambiente, pois se deixados abaixo de 10º C, a pele se desmancha, mas use logo.

- Conserve o tomate verde em geladeira por até 3 semanas.

- Nunca congele o tomate inteiro, apenas o molho pode ser levado ao congelador.

- Para facilitar a retirada da pele do tomate, mergulhe-o por alguns instantes em água fervente. Em seguida, faça uma cruz na parte inferior e vá puxando a pele. Evite descascá-lo sem utilizar este processo, para não desperdiçar.

- Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho em água fria ou gelada por 15 minutos. Ele ficará mais firme e mais fácil de ser cortado.

- Os tomates são frágeis, devendo ser manuseados com cuidado.

- Os tomates absorvem aromas de outros produtos, tais como cebola e banana, por isso nunca os deixem perto desses alimentos.

- O tomate é a fonte mais rica em licopeno, pois quanto mais intensa for a cor vermelha do alimento, mais rico em licopeno ele é. E o licopeno é importantíssimo na prevenção de doenças cardiovasculares.