quinta-feira, 19 de junho de 2008

"Dica da Semana - Limpeza de verduras, legumes e frutas"

Você sabe qual a melhor maneira de sanitizar esse tipo de alimento???

Uns dizem que é só colocar de molho no vinagre, outros preferem usar o detergem, mas a melhor maneira é deixá-los de molho em 1 litro de água misturado a 1 colher de sopa de água sanitária durante 20 minutos.


Dica da Nutricionista: Vanessa Costa

quarta-feira, 11 de junho de 2008

"Comissão de Saúde"




Na última quarta-feira, 11 de junho de 2008, aconteceu a reunião da Comissão de Saúde na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, realizada no Plenarinho I.

Esta teve como finalidade subsidiar as discussões sobre o Projeto de Lei n.o 2.295/2008, de autoria do Deputado Fahim Sawam, que proíbe a realização de eventos de moda com modelos com índice de massa corpórea (IMC) abaixo de 18 kg/m2.

Fizeram parte da comissão técnica para dar suporte científico a lei, a nutricionista: Vanessa Costa, a psicóloga: Maria Goretti Machado e a enfermeira: Jussara.

Nesta reunião foi debatido a importância da lei visto que os transtornos alimentares, como a anorexia, são decorrentes dentre outros motivos, da insatisfação corporal, na qual muitas vezes é incitada pela cobrança da mídia pela imagem perfeita, com corpos maravilhosos. Provocando uma distorção da imagem corporal, fazendo com que as adolescentes e mulheres adultas entrem em um processo de emagrecimento até uma desnutrição grave e em alguns casos morte.

terça-feira, 10 de junho de 2008

"Palestra e aula de culinária na PUC"







Na última segunda-feira, 09 de junho de 2008, aconteceu a palestra com a nutricionista Vanessa Costa, para os alunos do 8.o período de biologia da PUC MINAS.

A palestra, cujo o assunto era Nutrientes de uma dieta balanceada, abordou os valores nutricionais dos alimentos e a importância da harmonização dos mesmos no dia-a-dia.

Logo após a palestra, foi utilizado o laboratório de citologia, para que os alunos elaborassem uma deliciosa salada e pudessem desmistificar a idéia que, alimentos como verduras e legumes, não podem se transformar em preparações verdadeiramente saborosas.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Núcleo de Obesidade Severa




A nutricionista Vanessa Costa juntamente com a psicóloga Raquel Queiroz, participou do Núcleo de Obesidade Severa, que aconteceu no último sábado, dia 07/06/08, na rua Perimetral, 480, bairro: Prado.

O mesmo tinha como objetivo conscientizar as pessoas da importância de se adquirir bons hábitos alimentares para combater a instalação de um quadro de obesidade mórbida.

Além disso, também foi enfatizado que as mudanças de hábitos alimentares representam papel importante na prevenção e melhora de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto, osteoporose dente outras.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Receita de "Brigadeirão" Hummm!!! Que delícia!!!


Brigadeirão

Ingredientes:
- 1 receita de leite condensado diet
- 1 xícara (chá) de leite desnatado
- 3 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (sopa) de margarina light
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 3 gemas
- 3 claras em neve
- 1 colher (chá) de margarina para untar a fôrma

Preparo:
Bata no liquidificador o leite condensado, o leite desnatado, o cacau em pó, a margarina, o amido de milho e as gemas. Transfira a preparação do liquidificador para um recipiente junte as claras batidas em neve delicadamente, para que não percam o volume. Coloque a mistura em uma fôrma de furo central e asse em banho-maria por 50 minutos aproximadamente. Desinforme quando estiver morno e sirva gelado.

Rendimento: 8 porções Valor calórico/porção: 139 Kcal

Receita de "Pão de Queijo"


Pão de Queijo

Ingredientes

2 xícaras de chá de polvilho doce
2 batatas inglesas médias
1 batata baroa grande
1 cenoura pequena
100 g de queijo mussarela
150g de ricota
3 ovos
1 pitada de sal


Modo de Preparo

Cozinhe as batatas no vapor ou com pouca água, descasque-as e amasse-as ainda quente. Coloque em um recipiente o polvilho, o sal, as batatas, os ovos, a cenoura e por último os queijos. Misture bem a massa, enrole e leve ao forno médio.

Rendimento: 50 unidades
Calorias por porção: 38 calorias
Carboidrato por porção: 5,7g
Proteína por porção: 1,2g
Lipídeo por porção: 1,14g
Fibra por porção: 0g